EP word of the week (#117): ano le[c]tivo

Setembro sempre foi o meu mês preferido. Não por ser o meu mês de aniversário (não sou o tipo de pessoa que goste muito de festejar efemérides, nem mesmo as pessoais), mas sim por ser um período de grande atividade depois do Verão. Sempre dediquei muito tempo e importância aos meus estudos, e durante o Verão nunca tinha grande coisa para fazer, nem muitos amigos para me fazer companhia. As minhas alergias, pele branca e olhos sensíveis (e a subsequente fotofobia, ou seja, uma sensibilidade elevada aos raios solares e à luz do Sol) também não me deixavam estar fora de casa tanto como gostaria; se queriam conhecer um português que não prefira o Verão e o calor abrasador, agora já conhecem! Apesar de ter melhorado bastante nesse campo físico, continuo a ter especial aversão a desenvolver atividades de lazer se não tiver algo que me sustenha para lá desses tempos livres – trabalho, estudos, voluntariado: tentei várias vezes fazer várias destas coisas para não sentir a aversão social que se criava nestes tempos.

Quando ainda estudava, Setembro representava o início do ano le[c]tivo, um período muito querido para mim por representar a atividade de voltar a estar junto de pessoas, aprender coisas novas, estimular o meu já bastante hiperativo cérebro, de me voltar a sentir útil outra vez. É claro que agora tenho de arranjar outras maneiras de me sentir produtivo, tal como todos nós!

Como estamos na semana do início do ano le[c]tivo de 2017 (lectivo para quem ainda escreve consoante o antigo Acordo Ortográfico) pareceu-me uma boa altura para falar-vos um pouco mais de mim e de aqui inaugurar as Palavras da Semana em português (após reunir os vossos votos nesse sentido); para a semana, regressa uma palavra e um tema um pouco mais neutro, mas que espero que continue a ser interessante para a vossa aprendizagem.

Espero que utilizemos comentários para colocar dúvidas sobre vocabulário e gramática no artigo, para apontar erros ou deixar uma apreciação pessoal ao mesmo. Se possível, façam-no também em português! Tudo é uma oportunidade de aprendizagem, e se não puder responder pessoalmente, espero que algum dos nossos leitores portugueses ou estudantes avançados de português europeu o façam. 

Obrigado a todos, e continuação de uma boa semana e de bons estudos,

Luís

Uma sala de aula em Portugal.

 

2 thoughts on “EP word of the week (#117): ano le[c]tivo

  1. julkastarter September 21, 2017 / 2:18 pm

    Gosto muito das Palavras da Semana em português! Quando a verão, gostava e gosto muito de verão. Aqui, na Sibéria não estamos mimados por Sol e calor. Só no verão podemos aproveitá-los. Mas faltei muito as minhas estudos! E agora estou contente com as minhas aulas renovadas e novas.

    Liked by 1 person

    • luisdomingos September 24, 2017 / 11:27 am

      Olá, Yuliya! Fico feliz por gostares deste novo formato das Palavras da Semana em português! Obrigado por teres partilhado as tuas experiências com o verão siberiano :) Desejos de um ótimo começo de ano le[c]tivo!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s