EP word of the week (#126): rotunda

Palavra da Semana de hoje diz respeito a algo que é muito comum em Portugal: [as] rotundas rodoviárias, utilizadas para fazer circular o trânsito nas estradas portuguesas (em especial dentro e à volta das localidades, i.e. cidades e vilas). Como o nome indica (caso saiba inglês ou alguma língua românica como o francês ou o espanhol), uma rotunda é circular/redonda (algumas podem ser um pouco mais retangulares, mas o termo utilizado é o mesmo).

No Brasil, esta estrutura têm vários nomes, incluindo [a] rotatória[o] girador, [o] balão, e [a] rótula; todos são também palavras em português europeu, mas utilizadas de formas diferentes: rotatória apenas como adjetivo (algo associado a rotações, voltas sobre um determinado eixo), girador como nome ou adjetivo, mas sem estar associado a algo concreto (girador é quem gira ou faz geral), balão pode ser um invólucro de borracha enchido com ar (balloon em inglês), o aparelho de ar quente que se utiliza para viajar (hot air balloon, balão de ar quente) e, informalmente, o instrumento utilizado para fazer testes de despiste de álcool no sangue (Breathalyzer); enquanto rótula é o nome de um osso no joelho (em inglês, patella ou kneecap), também ele de forma circular.

Uma rotunda muito movimentada.

Em Angola, as rotundas são conhecidas por [a] bolacha (em inglês, cookie), já que a forma circular faz lembrar a de uma bolacha! (: Pessoalmente, acho que é uma associação bastante interessante e fácil de lembrar (para além de bastante engraçada!), mas se estiverem em Portugal, [a] rotunda é a palavra que devem utilizar para se fazerem entender!

Continuação de bons estudos e até ao próximo Palavras da Semana!

2 thoughts on “EP word of the week (#126): rotunda

  1. julkastarter November 8, 2017 / 3:21 pm

    É uma imagem muito interresante. É do Reino Unido? Porque os carros vão em sentido horário?
    A propósito, sabes quem tem uma vantagem na rotunda em Portugal? Os que já vão pela rotunda ou vice-versa? Em Março vamos para Portugal e alugamos o carro. Seria útil saber isto. :)

    Liked by 1 person

    • luisdomingos November 10, 2017 / 12:46 pm

      Olá, Yuliya! Retirei a imagem da Internet, nem me tinha apercebido que os carros estavam a ir em sentido contrário (: Não tenho a certeza se será do Reino Unido, mas certamente de um país onde se conduz pela esquerda (não em Portugal)!

      Em Portugal, é sempre dada prioridade a quem já estiver dentro da rotunda a circular. Se saíres na saída mais próxima da entrada (ou seja, a primeira no sentido contrahorário, contornando o centro da rotunda pela esquerda), deves permanecer na faixa mais à direita (mais longe do centro da rotunda); nos outros casos, os carros podem ficar mais ao centro e aproximar-se da faixa mais à direita só quando cruzarem a penúltima saída. Podes consultar este site para um resumo das regras: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/resumo-circulacao-rotundas

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s