EP idiom of the week (#131): tanto faz

A Expressão da Semana de hoje é especialmente importante para aquelas pessoas que preferem que os outros escolham as coisas por elas!

Estou a falar de “tanto faz“, uma expressão utilizada sempre que queremos dizer que não temos opinião em relação a uma escolha que temos em mãos. Por exemplo, se me oferecerem a opção de escolher entre três sopas diferentes no menu de um restaurante e responder “Tanto [me] faz”, estou a querer dizer que qualquer uma serve, i.e. todas as opções são válidas, por isso qualquer uma delas seria aceitável.

20160822-tanto-faz

Como é óbvio, esta libertação de responsabilidades acaba por limitar a nossa autonomia individual, e nalguns casos a dar o poder de escolha a outra pessoa, por isso não convém utilizá-la muitas vezes! (: Por vezes, está atitude também pode ser vista como falta de interesse, especialmente se tivermos alguém a ajudar-nos a fazer uma escolha ou a oferecer-nos alguma escolha; por exemplo, se um amigo nos oferecer para nos comprar qualquer coisa, um “tanto faz” pode ser encarado como sinal de  gratidão e humildade – ou seja, “não me interessa o que me vais oferecer, a prenda e o gesto em si já são importantes por si só” – mas também existe a possibilidade da outra pessoa assumir que não nos estamos a preocupar o suficiente, ou a dar pouca importância ao gesto e a simpatia expressa pelo mesmo.

Como tudo na vida, a maneira como se dizem as coisas é tão ou mais importante do que aquilo que se diz, e de quem nos ouve; isto para dizer que também com estas expressões idiomáticas é importante dar o tom certo ao discurso que queremos fazer, para que o outro possa compreender o significado por detrás das palavras que dizemos.

Por isso, aconselho-vos a praticar também estás expressões com diferentes tons de voz e de entoação (tentem um “tanto faz” triste, um “tanto faz” despreocupado, um “tanto faz” simpático e afável) – se puderem, mesmo em frente a um espelho – e vejam a diferença: as palavras são as mesmas, mas aquilo que expressamos com elas pode ser radicalmente diferente!

Continuação de boa semana e de bons estudos! ;)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s