EP word of the week (#134): lixívia

Em primeiro lugar, nesta primeira Palavra da Semana do ano, não posso deixar de começar por desejar a todos um Feliz Ano Novo! Espero que 2018 seja um ano cheio de novas aventuras, desafios e momentos memoráveis!

Para não vos ocupar muito tempo neste início de ano, a Palavra de hoje é bastante comum e serve apenas para terem acesso a mais vocabulário sobre coisas do dia-a-dia. [A] lixívia é o químico utilizado no branqueamento das roupas; em Portugal, é vendida em forma líquida e utilizada pelas famílias para limpar manchas na roupa ou branqueá-la (sempre com o cuidado de não deixar roupa colorida perder a cor!).

3251-1014510-single20hero20product_cif20liquido20com20lixvia_pt

No Brasil, é principalmente conhecida por “[a] água sanitária“, para além de outros nomes. No português europeu, esta palavra é interessante por demonstrar uma característica do som /i/: sempre que temos duas sílabas seguidas com i, e a sílaba tónica está no segundo /i/, nos dialetos centrais do português (em especial entre Lisboa e Coimbra) existe uma transformação dos i anteriores, que passam a soar como um “e” em posição não-tónica. Ou seja, palavras como Filipe e lixívia são pronunciadas como “Felipe” e “lexívia”, respetivamente!

Esta regra não afeta quaisquer outros i que estejam à frente da sílaba tónica (ex: -vi- em lixívia, ou qualquer palavra cuja primeira sílaba seja a tónica, como “vítima”, “química”) – nestes casos, todos os i são pronunciados como /i/ – nem dissílabos (palavras com 2 sílabas) como “xixi”, “Lili”, “Mimi”; nestes casos, a sílaba tónica é tecnicamente a última, mas ambas são pronunciadas com /i/.

Continuação de boa semana e bons estudos :)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s