EP idiom of the week (#135): ficar a ver navios

A expressão desta semana tem muito a ver com a “identidade” portuguesa (ou, pelo menos, os clichés de identidade que insistimos em repetir). Um deles é a ligação de Portugal com o mar, que apesar de ser bastante verdadeira (uma grande parte da história portuguesa esteve associada ao mar, e atualmente é nas zonas metropolitanas junto ao litoral que vive a maioria dos portugueses), não deixa de esconder que a vida de muitas pessoas foi e continua a ser passada num interior bastante longe do Atlântico (apesar de cada vez menos comuns, as histórias de pessoas que saíam das suas aldeias e viam o mar pela primeira vez na chegada às grandes cidades da costa continuam a fazer parte da história falada de várias famílias).

De qualquer maneira, a expressão de hoje, ficar a ver navios (traduzida em inglês, staying put while watching ships [pass you by]significa, como refere o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, “«algo que não vem», «não conseguir o que se deseja», «sofrer uma deceção» , «não obter o que desejava», «ser ludibriado», «enganado»” [1].

o-original
Uma nau, um dos barcos mais emblemáticos dos Descobrimentos Portugueses.

A expressão teve a sua origem na prática de esperar pelas caravelas que vinham do outro lado do mundo durante a Era dos Descobrimentos dos pontos altos das cidades (em especial de Lisboa, de onde partiam e retornavam as principais embarcações). A espera era sempre incerta e muitas vezes frustrante, por isso ficar a ver navios ganhou então este significado de «ser dececionado, enganado», «não conseguir algo que se queria». Sempre que sofrerem uma deceção, aqui têm uma expressão engraçada e rica em história para poderem utilizar!

Desejos de uma ótima semana, e continuação de bons estudos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s