EP word of the week (#148): fatura

A Palavra da Semana de hoje é talvez uma das mais comuns na vida quotidiana de um português ou de uma portuguesa. [A] Fatura é um bilhete (um pedaço de papel) que certifica uma compra que tenha sido feita com o uso do número de identificação fiscal / número de contribuinte de quem a fez.

Como podem compreender, isso é importante em termos fiscais para que o Ministério das Finanças possa conhecer os gastos de cada pessoa; para cada cidadão, a contabilização das faturas pode ser utilizada para ganhar vantagens fiscais, incluindo a reposição de algum do dinheiro gasto (dependendo dos rendimentos de cada um). Para muitas pessoas de classe média e baixa, o dinheiro ganho através da redistribuição permitida pelo Imposto de Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) é essencial para reequilibrar as suas contas ou para poupar mais algum dinheiro. Para o Estado, é uma forma de controlar as fraudes de rendimentos e de redistribuir o dinheiro coletado por pessoas com maiores necessidades.

imagem-colhida-de-fatura-calculadora-do-homem-de-negc3b3cios-na-mesa-40191346

É muito provável que ouçam alguém que preste um serviço perguntar-vos se querem talão e/ou fatura. [O] talão é o nome dado ao bilhete com os preços/gastos de uma dada compra/transação sem qualquer valor fiscal (sem os dados fiscais de quem compra).

Espero que tenha sido claro (apesar dos termos técnicos). Se tiverem alguma dúvida, é só dizer!
Continuação de bons estudos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s