EP words of the week (#160): sandálias / havaianas

No verão, é normal que as pessoas tentem estar o mais frescas possível; ainda que o verão seja mais seco que húmido, as temperaturas elevadas fazem as pessoas suar na mesma, e as brisas quentes ainda pioram mais a situação.

É por essa razão que muitos portugueses, especialmente os veraneantes que se passeiam pelas praias, utilizam sandálias de enfiar no dedo (ou seja, que em vez de alças ou fivelas para prender o pé no ligar, usam um pedaço de borracha na sola entre os dedos para um encaixe direto), também conhecidas por havaianas. Para os mais entendidos nestes assuntos, isso não é surpresa: Havaianas™ é uma marca brasileira,  muito conhecida por fabricar este tipo de sandálias (que, tal como o nome indica, são ultimamente de origem havaiana, ligadas à cultura do surf que por lá floresceu no séc. XX).

assorted flip flops on sand
Photo by Tamba Budiarsana on Pexels.com

Tecnicamente, nem todas as havaianas são Havaianas™, mas por cá nem sempre se faz essa distinção (da mesma forma que nem todos os taparueres são da marca Tupperware™, ou que no Brasil nem todas as fotocópias são tiradas em fotocopiadoras da marca Xerox™). Se estiverem em dúvida, podem sempre dizer “sandálias”, a palavra serve para qualquer tipo de calçado leve e aberto utilizado fora de casa.

Continuação de bons estudos e até para a semana!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s