EP word of the week (#162): chávena

Como bons apreciadores de café (e também de chá, se bem que menos), algo que não pode faltar em casa de qualquer português que goste de café são [as] chávenas, os recipientes pequenos, normalmente feitos de plástico ou porcelana, onde são servidas bebidas quentes.

No Brasil, são melhor conhecidas por [as] xícaras, uma palavra que os portugueses conhecem mas que não utilizam muito. Como podem perceber, a palavra chávena tem a sua etimologia relacionada com o chá, que foi a primeira bebida a ser servida nestas taças pequenas. A própria palavra deriva do mandarim (através do malaio) chawan, o nome na língua para este mesmo utensílio.

aroma aromatic art artistic
Uma chávena de café. Photo by Pixabay on Pexels.com

Como são pequenas e retêm bem o calor, são particularmente apropriadas para bebidas quentes e fortes que necessitem de pouco espaço. No caso do café, os portugueses preferem bebê-lo em copos pequenos de expresso, uma dose pequena, forte e rápida para animar qualquer parte do dia! As chávenas de café são maiores e mais largas e podem ser utilizadas também para café instantâneo, mais fraco e aguado, e logo mais fácil de beber em grandes quantidades.

Se tiverem alguma questão, não se esqueçam de deixá-la nos comentários!

Continuação de boa semana e de bons estudos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s