EP idiom of the week (#185): não há de ser nada

Boa tarde a tod@s, e bem-vindos a mais uma Expressão da Semana, neste caso a última do ano de 2018! Espero que todos tenham tido um ótimo ano, cheio de momentos felizes, conquistas pessoais e, claro, avanços no domínio da nossa querida língua portuguesa!

A expressão idiomática que decidi escolher para encerrar o ano é uma de que gosto particularmente, porque também expressa muito daquilo que considero ser o espírito português: não há de ser nada é usada sempre que se quer mitigar uma situação má, experiência negativa, dizendo que aquilo que se está a passar vai ser passageiro ou não terá consequências de maior. Por exemplo, quando alguém está à espera de exames do médico, pode dizer-se “não há de ser nada” para acalmar a pessoa que está à espera da resposta, o mesmo seria dizer “está tudo bem”.

action adult affection eldery
Photo by Matthias Zomer on Pexels.com

Esta expressão pode ser utilizada em qualquer situação que precise deste tipo de resposta: tentar pensar positivo mesmo quando há a possibilidade de se receber notícias negativas ou de estar a passar um mau momento diz muito da perseverança dos portugueses e da sua necessidade de desanuviar tensões nesses momentos. É uma expressão muito feliz da nossa parte (:

Desejo-vos uma continuação de ótima semana; espero que tenham uma boa Passagem de Ano: já sabem, se querem celebrar à portuguesa, não se esqueçam de comprar as passas [de uva] e que ter champanhe à mão para o dia 31. Vemo-nos para o ano!

2 thoughts on “EP idiom of the week (#185): não há de ser nada

  1. julkastarter December 30, 2018 / 3:29 pm

    Olá, Luís!
    Obrigada pelo teu blogo e todo o trabalho que fazes aqui.
    Tem uma boa Passagem de Ano!
    Yuliya

    Liked by 1 person

    • luisdomingos December 30, 2018 / 3:41 pm

      Olá, Yuliya! Obrigado eu pelo teu apoio de sempre, é um prazer fazer o blogue quando se tem seguidores e apoiantes como tu! Desejos de uma ótima Passagem de Ano e de um feliz e fantástico 2019 😊

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s