EP word of the week (#186): bólingue

Bom dia a todos! Espero que tenham tido uma ótima Passagem de Ano e que o novo ano vos esteja a tratar bem (:

Palavra da Semana que vos trago hoje não tem nada de especificamente específico a esta época do ano (era suposto ser o último artigo do ano passado, antes de me ter lembrado que ainda não tinha escrito nada sobre o nosso Pai Natal!), mas é uma palavra útil para quando nos visitarem.

[O] bólingue é a forma portuguesa (de Portugal) de escrever bowling, o popular jogo de bolas e pinos jogado em salões em vários sítios (e agora, com as novas tecnologias, disponível também em smartphones e consolas para quem não quer ou não pode se deslocar a um salão de bólingue). Em Portugal, a palavra [o] bowling também é bastante conhecida, e muitas dos estabelecimentos comerciais dedicados ao bólingue utilizam a versão original do nome para patrocinar os seus serviços. Bólingue acaba por ser a forma aportuguesada do nome, especialmente a forma como o português europeu o pronuncia.

Em especial para vocês que estão a aprender a língua, destacaria o fato de bólingue ter como vogal tónica (a mais forte) um O aberto (semlhante ao au na palavra inglesa “cause”), que normalmente é diferente da forma como um falante nativo do inglês a diria.

sport alley ball game
Um salão de bólingue/bowling.

 

No Brasil, o termo preferido para se referir a esta mesma atividade é [o] boliche. No Rio Grande do Sul, o estado mais meridional (i.e. mais a sul) do país, também é usado o termo [o] bolão. Como todos sabem, o Brasil é um país enorme (só este estado de que vos falei tem o triplo da área de Portugal e quase mais um milhão de habitantes do que Portugal inteiro) e existem diferenças deste tipo entre regiões.

Como o mesmo também é verdade em Portugal e no português europeu, uma das minhas resoluções de Ano Novo para o blogue é explorar um pouco mais estas diferenças entre palavras com diferenças dentro do português europeu que estão a aprender, continuando na senda de artigos como “bica / cimbalino” e “imperial / fino“.

Um abraço e desejos de continuação de uma boa semana! Feliz Ano Novo a todos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s