European Portuguese word of the week (#190): [o] (modo) condicional

Bom dia/tarde/noite a tod@s, dependendo de onde estiverem (e de quando estiverem a ler este post, claro)!

Palavra do dia de hoje é, na verdade, uma série de palavras para um tempo/modo verbal português. O modo condicional, normalmente referido apenas como condicional, é o modo verbal utilizado quando se quer estabelecer algo como uma condição: uma ação que se só pode ser feita, terminada ou cumprida caso outra aconteça. No Brasil, o condicional é chamado de [o] futuro do pretérito, e é considerado um tempo verbal do indicativo. É assim chamado por se considerar que também serve para descrever ações passadas, mas que ocorreram num passado mais próximo face a outras ainda mais antigas.

blueberries cake chocolate chocolate cake
Eu dar-te-ia um pedaço deste bolo de chocolate se me fosses buscar um garfo.

O condicional também pode ser utilizado para colocar expressar um desejo de maneira mais formal, com a forma adequada dos verbos querer ou gostar (semelhante à utilização deste tempo verbal no francês, ou o uso de would like). Em português europeu corrente, é muitas vezes substituído pelo pretérito imperfeito do indicativo.

O condicional é formado a partir do radical do verbo no futuro (que, na maior parte dos casos, é igual ao infinitivo) mais as terminações -ia, -ias, -ia, -íamos, -íeis, -iamPor exemplo: eu terminaria, [tu] terminarias, ele/ela/você terminaria, [nós] terminaríamos, [vós] terminaríeis, [eles/elas/vocês] terminariam. Ou, no caso de um verbo como fazer, eu faria, tu farias, ele faria, nós faríamos, vós faríeis, eles fariam.

É um modo/tempo muito regular: como as formas da primeira e terceira pessoas do singular são sempre iguais, é necessário especificar de forma clara o pronome próprio em situação que possam criar dúvidas. Ou, se quiserem, usem o pretérito imperfeito do indicativo, a maior parte das pessoas já o faz!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s