European Portuguese word of the week (#192): cocó

Bom dia/tarde/noite a tod@s! Hoje é dia de mais uma Palavra da Semana!

Prometo que não a escolhi para honrar o Dia dos Namorados amanhã (isso fica para a próxima semana – é sempre melhorar celebrar os eventos depois de acontecerem), mas a palavra de hoje não deixa de ser relevante, talvez por ser igualmente muito utilizada e também um pouco tabu.

Falo-vos de [o] cocó, essencialmente a palavra portuguesa mais comum e informal para nos referirmos aos excrementos, humanos e não só, que temos de evacuar de vez em quando do nosso corpo para garantir que não explodimos! Como qualquer outra palavra associada a estes processos corporais, pode ser substituída por outras mais científicas ou menos informais/infantis como [as] fezes. O verbo cagar ou fazer cocó, também bastante comuns e informais, pode ser substituídos por defecar em contextos mais formais. Se precisarem de ir à casa de banho para fazer o que quer que seja, não precisam de dizer a quem de direito o que lá vão fazer, basta pedir para usar a casa de banho!

yorkshire terrier puppy on green grass field
Um cão a fazer cocó. Photo by Pixabay on Pexels.com

No Brasil, a palavra utilizada é [o] cocô, com um acento circumflexo. Este processo segue uma regra da variante brasileira em assinalar uma sílaba tónica com uma vogal mais fechada do que no caso português (como no caso de bebé / bebê, um dos meus primeiros artigos para o blogue).

Como referi acima, qualquer animal pode fazer cocó, e até é mais normal ouvir falar de cocó de cão ou cocó de pássaro nas ruas do que cocó humano (somos bastante pudicos em relação a nós próprios, mas quando falamos de animais e dos seus donos a coisa é diferente!).

Um abraço para todos e até para a semana!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s