European Portuguese idiom of the week (#203): partir a loiça toda

Bom dia a todos, e bem-vindos a mais uma Expressão da Semana! Onde quer que estejam, espero que estejam a aproveitar o vosso 1.º de Maio (especialmente se for feriado como na União Europeia!).

A expressão que vos trago hoje não está diretamente relacionada com o feriado, mas era uma expressão que já vos queria apresentar há algum tempo. “Partir a loiça toda” pode significar o óbvio (partir mesmo a loiça), mas neste sentido idiomático quer dizer “fazer algo de surpreendente, arriscado e fora do comum”. Ou seja, a loiça acaba por ser uma metáfora para uma destruição mais ao nível de quebrar mentalidades, da iconoclastia mental.

grayscale of woman in black flat sandals walking
Partir a loiça toda. Photo by Eneida Nieves on Pexels.com

Também pode ser usado no sentido mais literal, quando alguém está tão furioso que parece pronto a fazer algo de menos sensato (especialmente se for violento); podem ler este texto, feito por alunos do 8.º ano (13-14 anos) da zona de Guimarães, para perceber como usá-lo neste contexto.

Enquanto estava a fazer pesquisa para este artigo descobri que há em Lisboa uma rage room onde as pessoas podem literalmente partir a loiça toda para desanuviar, fazer exercício e aliviar o stress. O que é vos parece esta ideia?

Continuação de uma boa semana e de bons estudos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s